OPINIÃO: Tim e Apple lançam iPhone 5S e 5C no Rio de Janeiro

Posted on sexta-feira, 22 de novembro de 2013 by Ewerton Fintelman | 0 comentários
Marcadores:

Estive na última quinta-feira, 21, no lançamento dos novos iPhones 5S e 5C promovido pela Tim e Apple. O lançamento foi realizado na loja da Tim do New York City Center, no Rio de Janeiro, e mais em outras cidades do Brasil. Falarei do lançamento do Rio de Janeiro, já que estive presente.

Cheguei ao NYCC por volta das 19:30 e já havia uma tímida fila de aproximadamente 15 pessoas. Já "de cara" parecia que o movimento não seria tão bom quanto o do lançamento do iPhone 5, realizado ano passado no mesmo local.

Para não repetir a confusão criada ano passado a Tim foi mais cautelosa. Além da tradicional distribuição de senhas para quem fica na fila, cada um recebeu um bilhete com a cor, modelo e capacidade do iPhone que desejaria comprar.

O comprador pode escolher entre iPhone 5C (branco, amarelo, verde, azul e vermelho) nas capacidades de 16 e 32gb e iPhone 5S (prateado, dourado e cinza espacial) nas capacidades de 16 e 32gb. Não havia aparelhos de 64gb para venda. Alguns interessados no modelo de 64gb migraram para a fila da Fast Shop do Barra Shopping (shopping "conurbado" ao NYCC), única loja a possuí-lo.

A distribuição de senhas foi feita por volta das 20:45. Após a distribuição a fila dispersou. Em seguida começaram a chegar as subcelebridades convidadas para o evento. Confesso que só reconheci 2 ou 3, entre elas o cantor Jorge Aragão, que também estava presente ano passado no lançamento do iPhone 5.

Enquanto os convidados faziam a social num coquetel na loja, os presentes na dispersa fila conversavam entre si. Na conversa já se comentava que o iPhone 5C poderia ser um fiasco de venda, já que ninguém entre os vinte primeiros da fila compraria o mesmo. Outro comentário é que o lançamento do antecessor iPhone 5 teria feito mais sucesso.

Os boatos se confirmaram ao longo da noite. O lançamento do iPhone 5 trouxe uma multidão para a porta da loja da Tim. Convidados e compradores bebiam champanhe e desfrutavam de um coquetel magnífico. Era uma "briga de foice de gentlemans". Em 2013 estávamos a ver uma loja relativamente vazia, com aparelhos sobrando. E tudo ao brinde de refrigerante no copo de plástico. Sei que a estrela da noite era o iPhone, mas o champanhe "é uma questão de status", não é?

Ao mesmo tempo falava-se dos motivos para o tal "esvaziamento". O principal, claro, era o preço. O iPhone mais barato custava R$ 1999. O que se sabe é que o preço dos iPhones já é um meme na internet. Antes mesmo de seu lançamento o comentário de sempre é que vai ser caro. Enquanto isso uma empresa oriental nos lança aparelhos android a R$3000. Mas só se fala de iPhone! Para o bem e, principalmente, para o mal.

Dentre todos os iPhones o que mais me encantou foi o 5S dourado. Em seu lançamento nos Estados Unidos cheguei a julgá-lo um tanto feminino e exagerado, mas conferindo in loco percebi que dourado traz um tom mais discreto, próximo do champanhe, diferente do dourado âmbar que aparentava em campanhas publicitárias.

O evento durou até por volta de 3h do dia 22 quando, do contrário do ano ano passado, não havia mais clientes. A Tim do NYCC viu seu estoque se esgotar no lançamento do iPhone 5, fato que não se repetiu ontem. Havia iPhones, mas não mais clientes. As portas então se fecharam e ficou a certeza de que o preço pode ter assustado muito a clientela. E isso mesmo com a aposta da Tim em promoções. A operadora ofereceu seguro, internet, Tim Music, mas a massa que viu o lançamento do sucessor do 4S parece ter parado por aí, por enquanto.

Quem se dispôs a fazer a troca não deve ter se arrependido. O iPhone 5S é visivelmente mais rápido e econômico que o 5. O Touch ID é realmente interessante, além dos recursos como gravação em slow motion e o suporte ao 4G brasileiro. Os novos capítulos serão exibidos dia após dia, e aí sim poderemos saber se os iPhones 5C e 5S serão sucessos no mercado brasileiro como já são na América do Norte e parte da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário