CD LIESV 2010

Posted on quarta-feira, 16 de junho de 2010 by Ewerton Fintelman | 0 comentários
Marcadores: ,

Saiu mais um CD do Carnaval Virtual (quem lê aqui e não sabe absolutamente nada sobre o Carnaval Virtual, acesse www.liesv.com.br para entender o que é). Pelo terceiro ano consecutivo, a obra é comandada pelo produtor Leonardo Bessa, no estúdio Onda Sonora. Das 15 faixas do CD, apenas UMA foi produzida de forma amadora. O profissionalismo do CD impressiona.

Participo mais um ano do CD como presidente da Rainha Negra e como compositor. Este ano, de quebra, ainda participei confeccionando a capa e a contracapa do CD que vocês veem abaixo. Através desse espaço aqui, vou tecer comentários básicos sobre as obras, afinal não sou um especialista em samba-enredo.




01 - ESTRELA DO AMANHÃ: O samba não é ruim, é apenas normal, não acrescenta nem prejudica o CD. Foi ofuscado talvez pelo tom que foi gravado. Não foi uma das melhores interpretações de Igor Vianna. É uma faixa dispensável pro CD.

02 - SERENO DE CACHOEIRO: É o melhor samba do CD. O samba é diferente, foge do óbvio e da estrutura marcheada além de mostrar que um bom samba se faz de ousadias, síncopes, contratempos, entre outros. A letra é simples, mas muito bonita. A interpretação de Tico do Gato não é das melhores mas pouco compromete diante da qualidade da obra.

03 - IMPERATRIZ PAULISTA: A Imperatriz Paulista desde o lançamento do enredo vem mostrando que quer mudar seu estilo de carnaval para um estilo mais leve. E a leveza do enredo se refletiu no samba. O samba consegue transmitir a ideia do enredo de forma perfeita. A letra simples acompanhada da melodia, forma uma obra prima que entra pra lista de clássicos da LIESV. Considero redundância comentar a atuação de Anderson Paz, que até hoje não decepcionou em nenhuma interpretação.

04 - BANDEIRANTE DA FOLIA: A Bandeirante da Folia não repete o clássico do ano passado. Assim como o samba da Estrela do Amanhã, é uma faixa que não acrescenta em nada no CD, mas não prejudica também. O samba possui um refrão principal muito bonito, bastante valente. A primeira parte e o refrão do meio são daquelas que dão sono, até a segunda parte "armar" para a explosão do samba que se resume ao refrão. Samba razoável.

05 - IMPÉRIO DO PROGRESSO: A representante de Paraíba do Sul que possui fama de escolher sambas duvidosos este ano escolheu um clássico. É um samba leve, melodia pra cima, contagiante, gostoso de cantar. A interpretação de James Bernardes é excelente. É uma faixa pra se ouvir duas vezes antes de passar para a outra. Sambaço!

06 - ACADÊMICOS DO SETOR 1: A Setor 1 aposta num samba pesado, de longos versos, uso e abuso do tom menor que lembra muito o estilo de samba usado pela Beija-Flor de Nilópolis. O samba é interessante. O interessante da faixa é que bateria, samba e intéprete se combinaram de forma perfeita.

07 - RAINHA NEGRA: A preto e amarelo de Manaus aposta mais uma vez num samba repleto de poesia. O samba espanta por ser praticamente uma declaração de amor. Fica aquela sensação de continuidade da obra do ano passado. O samba de autoria de Rodrigo Raposa não deixa de ser um dos destaques do CD. A interpretação de Leonardo Bessa é digna de Troféu Clara Nunes. Sambaço!

08 - FALCÕES DA SERRA: A Escola de Samba de Campina Grande aposta num tema e num samba bem humorado. O samba possui bons momentos, mas no geral é uma obra que não impressiona.

09 - IMPERIAIS DO SAMBA: Talvez um dos sambas mais comentados do ano, a Imperiais mostra porque é um celeiro de bambas através desse sambaço que promete enlouquecer a passarela virtual. Anota aí que esse é sambaço!

10 - AMIGOS DO SAMBA: Todo CD não tem aquela faixa a ser pulada? Pois é...

11 - PONTE AÉREA: O samba da Ponte Aérea é bem expressivo com relação ao enredo, mas a melodia parece um pouco indefinida. Não é uma das melhores interpretações de Antonio Carlos. Não gostei da faixa.

12 - CAMISA 10: O samba é descritivo, torna-se cansativo e quando chega no fim do samba já não se sabe mais no que prestar atenção. É um samba dispensável pro CD, não gostei.

13 - PRINCESA DA ZONA NORTE: O samba da Princesa da Zona Norte divide opiniões. Boa parte acha o samba genial, outra parte não consegue simplesmente ouvi-lo. A letra é muito bonita, mas a melodia torna o samba totalmente cansativo. 30 minutos na passarela virtual será suficiente para proporcionar um bom sono.

14 - UNIÃO DO SAMBA BRASILEIRO: A União do Samba Brasileiro tem em 2010 um dos melhores sambas da sua história, mas no nível de Grupo Especial não dá mais pra apostar em intérprete amador e gravação amadora, não é?

15 - ALTANEIROS DO SAMBA: O cisne de Nova Friburgo encerra o CD com um samba monótono, que lembra muito os sambas de grupos de acesso da Intendente Magalhães. Pra mim o CD termina bem antes.

Se interessou e quer baixar o CD? Clique aqui e divirta-se. E anote no seu calendário: o Carnaval Virtual 2010 vai ser realizado nos dias 30 e 31 de Julho de 2010 no site www.liesv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário